(95) 99159-8088

NO AR

Radio Roraima

radiororaima.com.br

Política

Programa Mais Médicos registra crescimento de 161% em Roraima

Plataforma oficial revela crescimento notável e impacto positivo na saúde da população

Publicada em 01/03/24 às 16:22h - 14 visualizações

por Secom Governo Federal


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Expansão do Programa Mais Médicos fortalece atendimento em Roraima  (Foto: Secom Governo Federal)
A atualização mais recente da plataforma ComunicaBR, do Governo Federal, revela um notável crescimento do programa Mais Médicos em Roraima. Desde o início de 2023, o estado testemunhou um aumento expressivo, com a inclusão de 187 novos profissionais, resultando em um impressionante crescimento de 161%. Anteriormente, o programa contava com 116 médicos, e agora esse número saltou para 303, reforçando assim os serviços de saúde prestados à população roraimense.

O relançamento do Mais Médicos pelo Ministério da Saúde em março de 2023 teve uma resposta positiva, com um recorde de adesão já no primeiro ano. Com um total de 28 mil médicos alocados até o final de 2023 em todo o país, o programa desempenha um papel crucial no acesso direto a profissionais de saúde, especialmente em áreas remotas e distantes dos grandes centros urbanos. 

Do total, 25.245 desses profissionais estão dedicados à atenção primária, incluindo serviços essenciais como consultórios de rua, atendimento à população prisional e cuidados de saúde indígena.

Além dos avanços do Mais Médicos, Roraima também registrou melhorias no programa Brasil Sorridente, que visa garantir tratamento odontológico pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com a adição de 36 novas equipes em 2023, o estado agora conta com um total de 117 equipes habilitadas, ampliando assim o acesso aos cuidados odontológicos para a população local.

Os dados atualizados até dezembro de 2023 revelam outros aspectos positivos no sistema de saúde de Roraima, como o funcionamento de 111 Unidades Básicas de Saúde (UBS) custeadas pelo governo federal, a disponibilidade de ambulâncias básicas e uma UTI móvel do Samu, além do aumento de 79 novas equipes habilitadas para a atenção primária à saúde. Na área de saúde mental, 10 Centros de Atenção Psicossocial estão ativos no estado, evidenciando um compromisso abrangente com o bem-estar da população.

O Farmácia Popular também desempenha um papel fundamental, beneficiando milhares de pessoas em Roraima com medicamentos gratuitos e com desconto para condições como diabetes, hipertensão, asma, osteoporose e contraceptivos.

A plataforma ComunicaBR, atualizada em 19 de fevereiro, representa um marco na transparência do governo federal, permitindo que os cidadãos tenham acesso fácil a informações sobre programas e repasses federais. 

Desde seu lançamento em dezembro de 2023, registrou mais de 1,2 milhão de consultas, destacando o interesse e a importância desse tipo de iniciativa para uma governança mais transparente e participativa. 

Com funcionalidades de pesquisa aprimoradas, o portal continua o legado de transparência iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) e a promulgação da Lei de Acesso à Informação (LAI), permitindo que os cidadãos acompanhem de perto a atuação do governo em diversas áreas.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(95) 99159-8088

Copyright (c) 2024 - Radio Roraima
Converse conosco pelo Whatsapp!