(95) 99159-8088

NO AR

Radio Roraima

radiororaima.com.br

Política

Encontro entre Marina Silva e Denarium visa traçar estratégias para enfrentar as queimadas

AA ministra do Meio Ambiente enfatizou a necessidade de uma ação coordenada entre o governo federal e estadual para prevenir os impactos nocivos das queimadas na saúde da população e no meio ambiente.

Publicada em 01/03/24 às 09:22h - 19 visualizações

por Luiz Valério


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Marina Silva disse que o Ministério do Meio Ambiente está monitorando as queimadas em Roraimaem tempo real  (Foto: Secom Presidência da República)
Além de discutir a instalação da Casa de Governo em Roraima, responsável por coordenar os 31 órgãos federais que atuam no território indígena Yanomami e em Roraima, a comitiva ministerial que visitou o estado abordou a preocupante situação das queimadas florestais, um desafio decorrente da severa estiagem que assola a região.

Durante as reuniões, a Ministra do Meio Ambiente e o Governador trataram das ações necessárias para combater os incêndios que têm afetado não apenas a biodiversidade, mas também a saúde da população local. Marina Silva anunciou a realização de uma reunião na próxima terça-feira (5 de março), envolvendo os Ministérios do Meio Ambiente, Desenvolvimento Regional e Desenvolvimento Social, além do Governo de Roraima, representantes do Ibama e da Fundação Estadual de Meio Ambiente, com o propósito de elaborar estratégias renovadas de enfrentamento a esse problema.

A ministra enfatizou que uma parte significativa das queimadas em Roraima ocorre em áreas de jurisdição estadual, destacando os esforços conjuntos em andamento para combater os focos de incêndio. 

Ela ressaltou a presença de aproximadamente 253 brigadistas atuando na linha de frente, apoiados por uma equipe técnica e quatro aeronaves, empregadas tanto em operações em garimpos quanto no combate direto ao fogo. Marina sublinhou a importância da colaboração entre os governos federal e estadual nessa batalha contra as queimadas.

A ministra alertou para a conjunção adversa de fatores que Roraima enfrenta, incluindo o fenômeno El Niño, incêndios criminosos e as mudanças climáticas. Ela salientou os efeitos negativos desses eventos, reforçando a necessidade de ações coordenadas para conter o desmatamento e os incêndios, visando proteger a saúde da população local.

Por sua vez, o governador Antônio Denarium enfatizou a importância da parceria com o governo federal, tanto na implementação de políticas para o povo Yanomami quanto no combate ao crime na região de fronteira e às queimadas florestais. Denarium destacou os esforços do governo estadual para conter a propagação do fogo em todo o estado, destacando as particularidades do bioma amazônico em Roraima.

"Enquanto no Acre foi decretado estado de emergência devido às fortes chuvas e inundações, aqui em Roraima enfrentamos uma seca severa, o que levou ao reconhecimento do estado de emergência pelo governo federal", ressaltou o governador.

Denarium também mencionou os investimentos em políticas voltadas para garantir a segurança alimentar dos povos indígenas, incluindo programas de Agricultura Familiar e Agricultura Familiar Indígena.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(95) 99159-8088

Copyright (c) 2024 - Radio Roraima
Converse conosco pelo Whatsapp!