Para
garantir a alfabetização na idade certa, a Seed (Secretaria de Educação e
Desporto), retoma, neste mês de fevereiro, os Encontros Formativos do CNCA
(Compromisso Nacional Criança Alfabetizada) por meio do Programa Estadual
Alfabetizando Hoje.
As
atividades serão realizadas pelo time de formadores do Ceforr (Centro Estadual
de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima) e são voltadas para
professores e equipes gestoras das escolas de Ensino Fundamental – Anos
Iniciais da Rede Municipal de Ensino.
A
coordenadora pedagógica do Ceforr, Verônica Magalhães, destacou a importância
do Programa e do trabalho desenvolvido desde 2024 para a Educação Básica no
estado:
"Em
2024, foram atendidos professores, gestores e coordenadores pedagógicos que
atuam em escolas de Ensino Fundamental do primeiro ao quinto ano de todos os
municípios, contemplando escolas indígenas e não indígenas. As formações terão
continuidade em 2025 e são de grande importância, pois visam garantir o direito
à alfabetização de todas as crianças, assim como a recomposição das
aprendizagens", afirmou.
A
iniciativa busca alinhar práticas pedagógicas eficientes, garantindo que os
alunos adquiram habilidades de leitura e escrita no tempo adequado. A melhora
nessas habilidades irá contribuir para a melhoria dos índices educacionais no
Estado.
Cronograma
de formações
Nesta
segunda etapa será trabalhado o Módulo II – Ser Criança. As formações ocorrerão
das 8h às 12h e das 14h às 18h, nas seguintes datas e locais: 12, 13 e 14 em
Caroebe, na Escola Municipal Santa Brunhara Barbosa; 19, 20 e 21 em São João da
Baliza, na Escola Municipal Irene Silva Rodrigues; e nos dias 20 e 21 em
Iracema, na Escola Municipal Iracema Aguiar Pereira.
Compromisso
Nacional Criança Alfabetizada
O
Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é uma iniciativa do Governo Federal,
coordenada em todo o Brasil pelo MEC (Ministério da Educação), que busca
garantir o direito à alfabetização das crianças brasileiras até o final do 2º
ano do Ensino Fundamental, com foco na recuperação das aprendizagens, levando
em consideração os impactos causados pela pandemia.
Dados
do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) de 2021
mostram que 56,4% dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental foram considerados
não alfabetizados, totalizando 2,8 milhões de crianças.
Em
Roraima, o percentual de crianças alfabetizadas no 2º ano do Fundamental é de
apenas 31,45%, conforme os resultados do Sistema de Avaliação da Educação
Básica (Saeb) de 2021.
Fonte: Secom