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Concurso da ALE-RR vai premiar redações que abordam desafios do autismo

Lançamento ocorreu nesta segunda-feira (18); redações devem ser enviadas nos dias 23 e 24 de novembro

Publicada em 19/09/23 às 09:05h - 31 visualizações

por Supcom/ALERR


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A iniciativa tem o objetivo de ajudar a buscar caminhos que possam ajustar a sociedade às pessoas que têm o espectro autista  (Foto: Supcom/ALERR)
A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) lançou nesta segunda-feira (18) um concurso de redação voltado para alunos de escolas públicas de Boa Vista e de cidades do interior do estado. O tema proposto para as redações é "Autismo: desafios na sociedade brasileira atual". Essa iniciativa é promovida pelo Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), pertencente ao Programa de Atendimento Comunitário da Casa Legislativa.

Alunos do 1º, 2º ou 3º ano do ensino médio, tanto de escolas públicas quanto privadas, estão aptos a participar. As inscrições e o regulamento podem ser acessados no site do Poder Legislativo a partir de 19 de setembro até 3 de novembro. As redações devem ser enviadas nos dias 23 e 24 de novembro para o e-mail: concurso@al.rr.leg.br. Os prêmios incluem notebooks, celulares e tablets.

A presidente do Programa de Atendimento Comunitário, deputada Angela Águida Portella (Progressistas), ressaltou que o concurso visa estimular reflexões sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), difundindo a importância do acolhimento às pessoas com autismo e seus familiares. Além disso, busca combater a discriminação e o preconceito em relação a esse tema relevante para a sociedade.

Sobre o concurso

O professor ou coordenador será responsável pelo preenchimento das informações dos candidatos no ato da inscrição e pelo envio das redações. Cada escola deve enviar os três melhores textos, ou seja, ela pode mobilizar os alunos a se inscreverem e a fazerem suas redações, e depois, selecionar as três melhores e enviar.

A banca julgadora vai avaliar as produções textuais a partir dos seguintes critérios: texto dissertativo-argumentativo; escrito a caneta; ter no mínimo 20  e no máximo 30 linhas; a redação não precisa de título; e deve ser inédita e original.

Premiação


BOA VISTA

 

 

Categoria aluno

1º lugar

Notebook, mochila, fone de ouvido e mouse

2º lugar

Smartphone, mochila e fone de ouvido

3º lugar

Tablet, mochila e fone de ouvido

 

Categoria professor orientador

1º lugar

Notebook, mochila, fone de ouvido e mouse

2º lugar

Smartphone e fone de ouvido

3º lugar

Smartphone e fone de ouvido

 

INTERIOR

 

Categoria aluno

1º lugar

Notebook, mochila, fone de ouvido e mouse

2º lugar

Smartphone, mochila e fone de ouvido

3º lugar

Tablet, mochila e fone de ouvido

 

Categoria professor orientador

1º lugar

Notebook, mochila, fone de ouvido e mouse

2º lugar

Smartphone e fone de ouvido

3º lugar

Smartphone e fone de ouvido

 

Cronograma do concurso

Fases

Data

Período de inscrição

18 de setembro a 03 de novembro de 2023

Divulgação de inscritos habilitados

07 de novembro

Interposição de recursos

08 a 14 de novembro

Análise de recursos

16 a 20 de novembro

Homologação das inscrições

22 de novembro

Recebimento das redações

23 e 24 de novembro

Análise das redações

27 de novembro a 1º de dezembro

Resultado oficial preliminar

05 de dezembro

Interposição de recursos

06 a 12 de dezembro

Análise de recursos

13 a 15 de novembro

Resultado final

19 de dezembro

Premiação

22 de dezembro

 


O Teamarr


O Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr) faz parte do Programa de Atendimento Comunitário, da Superintendência de Programas Especiais da Assembleia Legislativa. O local atende crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), realiza encaminhamentos e capacita familiares e profissionais da saúde.


As equipes multiprofissionais, formadas por psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas e neuropedagogos, atendem pela manhã e à tarde. Com um ano de atuação, a unidade já alcançou mais de 800 famílias por meio de grupos terapêuticos, capacitações, palestras, oficinas e investigações. A unidade já realizou 260 investigações quanto a crianças, adolescentes e adultos, contribuindo para o diagnóstico do TEA.





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