(95) 99159-8088

NO AR

Rádio Mania

Com França Junior

Cidade

PREVENÇÃO - Roraima recebe 10 mil mosquiteiros com inseticida para combater a malária

O repasse dos mosquiteiros para os municípios é uma das estratégias para fazer frente ao controle da malária nos municípios.

Publicada em 01/04/24 às 17:29h - 5 visualizações

por Secom/GovRR


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Os mosquiteiros visa proteger as pessoas beneficiadas contra o mosquito causador dmalária  (Foto: Secom/GovRR)
O Estado de Roraima foi contemplado com o repasse de 10 mil MILD (Mosquiteiros Impregnados com Inseticida de Longa Duração). A iniciativa tem como finalidade o fortalecimento de ações de combate à Malária em áreas endêmicas.

Conforme o gerente do Núcleo de Controle da Malária, Gerson Castro, o repasse desses mosquiteiros para os municípios é uma das estratégias para fazer frente ao controle da malária nos municípios.

“Esse é um mosquiteiro especial, que apenas o Ministério da Saúde faz aquisição e a distribuição. É uma das estratégias de controle em locais próximos a potenciais criadouros do mosquito Anofheles Darling, principal transmissor da Malária. O uso do mosquiteiro não afeta a saúde do morador, os agentes municipais de endemias estão capacitados justamente para fazer a orientação e a instalação para a população”, informou Gerson.

O MILD é impregnado com substâncias inseticidas entre os polímeros que formam suas fibras. Além de evitar o contato do mosquito com o indivíduo, o item permite que os vetores morram horas após entrar em contato com o mosquiteiro.

No primeiro trimestre deste ano, Roraima contabilizou um total de 6.188, um panorama totalmente oposto ao de 2023, quando o Estado registrou 10.009 notificações no mesmo período, uma redução de 38%.

“Nesse momento estamos em um período muito seco, contudo, com o período chuvoso os criadouros vão encher. Com o final do período chuvoso, os rios secam e em meados de setembro os criadouros ficam parados e a tendência é a malária aumentar, mas é em cima disso que estamos orientando os municípios. Inclusive o mosquiteiro é uma estratégia para minimizar os casos”, destacou o gerente.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(95) 99159-8088

Copyright (c) 2024 - Radio Roraima
Converse conosco pelo Whatsapp!