(95) 99159-8088

NO AR

Bom Dia Roraima

Com Miguel Barroso

Cidade

Governo reforça estratégias para enfrentar focos de queimada

A preocupante escalada dos focos de incêndio leva o estado a agir com urgência, mobilizando seus recursos e repensando suas estratégias para lidar com os impactos do verão mais severo em memória recente.

Publicada em 29/03/24 às 20:16h - 15 visualizações

por Radio Roraima


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Equipes do Corpo de Bombeiros de Roraima lutam incansavelmente contra os incêndios florestais  (Foto: Radio Roraima)
Roraima está imersa em uma batalha contra a estiagem que assola o Estado, desencadeando uma onda de incêndios florestais de proporções alarmantes. Em resposta a essa emergência ambiental, o governo estadual tem redobrado seus esforços para conter as chamas e proteger a população dos efeitos devastadores da fumaça que paira sobre as comunidades locais. O índice de qualidade do ar está em declínio, sinalizando uma crise iminente que requer ação urgente e coordenada.

Desde o início da temporada de queimadas, o Corpo de Bombeiros tem sido a linha de frente nessa luta, respondendo a mais de 1.800 ocorrências em todo o Estado. A capital, Boa Vista, e o município de Caracaraí emergem como os epicentros da crise, registrando o maior número de intervenções para conter os focos de calor. 

Paralelamente, as autoridades policiais têm desempenhado um papel crucial na aplicação da lei, resultando em prisões e indiciamentos por crimes ambientais em diversas localidades afetadas pela estiagem.

Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) pintam um quadro sombrio da situação, com um aumento alarmante de 119% nos focos de incêndio apenas no mês de março. 

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Anderson Carvalho, destaca a magnitude do desafio enfrentado pela corporação, que mobiliza centenas de bombeiros para conter as chamas. No entanto, ele enfatiza a importância da prevenção e da conscientização pública, lembrando que a prática de queimadas é crime e será punida com rigor.

Além do combate direto aos incêndios, o governo estadual investe em recursos logísticos e estratégicos para fortalecer a resposta às emergências. Com uma frota de veículos equipados com equipamentos de combate a incêndios e drones para monitoramento das áreas afetadas, as autoridades esperam conter o avanço das chamas e minimizar os danos causados pela estiagem. No entanto, os desafios persistem, especialmente diante da disseminação da fumaça para países vizinhos, como Venezuela, República da Guiana e Suriname.

Nesse contexto, a colaboração internacional e a mobilização de recursos adicionais são cruciais para enfrentar a crise ambiental que se desenrola na região. O governo federal é instado a agir de forma coordenada, reconhecendo a natureza



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(95) 99159-8088

Copyright (c) 2024 - Radio Roraima
Converse conosco pelo Whatsapp!