(95) 99159-8088

NO AR

Radio Roraima

radiororaima.com.br

Cidade

Capacitação da Sesau aborda a identificação precoce de doenças prevalentes na infância

Foram disponibilizadas 30 vagas para que todos os municípios fossem contemplados, de acordo com o grau de especificidade.

Publicada em 22/02/24 às 10:36h - 17 visualizações

por Secom/GovRR


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Algumas das doenças de maior prevalência na infância estão sendo abordadas na atividade,  (Foto: Secom/GovRR)
A identificação precoce de doenças prevalentes na infância é o tema principal de uma capacitação promovida pela Sesau (Secretaria de Saúde) em parceria com o Ministério da Saúde. A atividade iniciou na segunda, 19 e segue até esta sexta-feira, 23.

Com o tema “Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância”, a ação está sendo realizada no auditório da Superintendência no MS em Roraima, no bairro São Francisco em Boa Vista, sendo voltada especialmente para médicos e enfermeiros da APS (Atenção Primária à Saúde).

Segundo o gerente do Núcleo de Ações Programáticas da Saúde da Criança da Sesau, Marcelo Silva, o objetivo da capacitação é promover uma redução significativa na morbidade e mortalidade infantil no Estado.

“Vejo esse curso como uma estratégia importante para promover a educação continuada dos profissionais de saúde [do nosso Estado], ajudando a diminuir a morbidade e a mortalidade de crianças entre dois meses a cinco anos de idade, por meio da melhoria da qualidade da atenção prestada à esse público na Rede SUS, em especial na Atenção Primária”, destacou.

Análise criteriosa

Ao todo, segundo a Coordenadoria Geral de Atenção Básica da Sesau foram disponibilizadas 30 vagas para que todos os municípios fossem contemplados, de acordo com o grau de especificidade.

Deste total, 22 vagas foram destinadas para a região Centro-Norte (Alto Alegre, Amajari, Boa Vista, Bonfim, Cantá, Mucajaí, Normandia, Pacaraima e Uiramutã) e oito para a Região Sul (Caracaraí, Caroebe, Iracema, Rorainópolis, São João da Baliza e São Luiz).

Algumas das doenças de maior prevalência na infância estão sendo abordadas na atividade, como desnutrição, anemia, doenças diarreicas, infecções respiratórias agudas, sibilância, malária, problemas de ouvido e dor de garganta.

Além disso, os participantes também debaterão temas pontuais da sociedade, como a prevenção da violência infantil e a vigilância do desenvolvimento das crianças.

A enfermeira Ana Paula Teixeira, de 36 anos, atua na atenção básica do Cantá. Ela veio para a capital com o objetivo de aprimorar conhecimentos e replicar o que aprendeu no município onde reside.

“Promover a saúde de crianças de forma integral, dando prioridade aos atendimentos de crianças pertencentes a grupos de risco, melhorando a qualidade do atendimento. Sabendo identificar sinais clínicos que permitam fazer uma triagem rápida, quanto à natureza da atenção requerida pelas crianças”, pontuou a participante.

É importante lembrar ainda que os profissionais envolvidos também estão participando de atividades práticas na unidade básica de saúde Dr. Rômulo Ferreira da Silva, no bairro São Vicente, zona sul da capital.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(95) 99159-8088

Copyright (c) 2024 - Radio Roraima
Converse conosco pelo Whatsapp!