(95) 99159-8088

NO AR

Radio Roraima

radiororaima.com.br

Cidade

Hospital das Clínicas passa a ser hospital universitário

A unidade hospitalar será transformada em Hospital Universitário, após aprovação da Assembleia Legislativa de Roraima

Publicada em 08/02/24 às 08:55h - 26 visualizações

por Radio Roraima


Compartilhe
 

Link da Notícia:

O Hospital Universitário receberá um investimento de R$ 50 milhões de reais  (Foto: Radio Roraima)
O Hospital das Clínicas Dr. Wilson Franco Rodrigues passou a ser o primeiro hospital universitário de Roraima. A formalização do protocolo de intenções entre o Governo do Estado e a UFRR (Universidade Federal de Roraima) ocorreu em cerimônia na manhã desta quarta-feira, 07, na reitoria da universidade.

A medida vai permitir a melhoria e ampliação dos atendimentos aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), como também o aumento da capacidade de ensino e pesquisa.

O Hospital Universitário passa a ser gerenciado pela EBSERV (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), do Governo Federal, e terá aporte financeiro com recursos do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) destinado à construção de um novo bloco para atendimento da população indígena.

“A transformação em hospital universitário é uma forma de ampliar o hospital [em infraestrutura]. Já temos recursos garantidos [cerca de R$ 50 milhões] no PAC para a construção de um novo bloco com UTI, Centro Cirúrgico, ampliando o atendimento e tecnologia”, enfatizou o secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda, ao acrescentar que foi um “ato generoso do governador Antonio Denarium em ceder a unidade pelo bem comum”.

O reitor da UFRR, professor José Geraldo Ticianeli, agradeceu ao Governo do Estado a transferência do Hospital das Clínicas. “A Sesau [Secretaria de Saúde] foi fundamental no processo. Todas as tratativas ocorreram com muita responsabilidade. Foi um processo recorde, que iniciou em agosto do ano passado e encerrou com a formalização da Lei em dezembro”.

O secretário interino de Saúde, Edson Castro, destacou a importância da transferência da unidade hospitalar para a formação acadêmica. 

“Hoje é um dia histórico para o Estado. Em tempo recorde foi tudo disponibilizado pelo Governo do Estado. O governador Antonio Denarium prontamente atendeu a demanda, entendeu a necessidade da população e da Universidade Federal”, disse ao acrescentar que foi aprovada uma nova residência multiprofissional.

No ano passado, o Hospital das Clínicas Dr. Wilson Franco contabilizou 110.426 atendimentos multiprofissionais, além de 14.955 atendimentos ambulatoriais e 8.324 internações. 

Saiba mais sobre o hospital

Inaugurado em 25 de março de 2018, o Hospital das Clínicas Dr. Wilson Franco foi criado com objetivo de oferecer atendimentos de clínica médica, sendo a unidade de retaguarda do HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento).

A estrutura possui três pisos e 141 leitos de internação. A unidade leva o nome do médico roraimense, nascido na comunidade indígena Água Fria, em Uiramutã, Wilson Franco Rodrigues, especialista em ginecologia e obstetrícia, que dedicou quase 40 anos à medicina.

Atualmente, apenas Rondônia e Acre não possuem hospital universitário.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(95) 99159-8088

Copyright (c) 2024 - Radio Roraima
Converse conosco pelo Whatsapp!