(95) 99159-8088

NO AR

Radio Roraima

radiororaima.com.br

Cidade

HGR ultrapassa marca de 400 mil atendimentos em 2023

Os dados incluem centenas de procedimentos de alta complexidade realizados na unidade hospitalar do estado

Publicada em 27/12/23 às 09:26h - 25 visualizações

por Secom/GovRR


Compartilhe
 

Link da Notícia:

O Hospital Geral de Roraima é referência regional na realização de cirurgias de alta complexidade, atendendo a pacientes da capital, do interior e também de países como a Venezuela e da Guiana  (Foto: Secom/GovRR)
Dados da Sesau (Secretaria de Saúde) apontam que o Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento, principal referência hospitalar do Estado, realizou um total de 423.856 mil atendimentos em 2023.

As informações incluem uma série de serviços, entre consultas gerais e procedimentos cirúrgicos, que foram executados pelas equipes médicas e multiprofissionais da unidade, no período de 1º de janeiro a 14 de dezembro deste ano.

“Esses números nos possibilitam acompanhar os indicadores de qualidade e também mostram o quanto a equipe HGR está empenhada em trazer o melhor para os pacientes, com trabalho de qualidade e com o empenho de todos”, destacou a diretora geral do HGR, Patrícia Renovato.

Além da demanda local, o HGR também acolhe pacientes oriundos de países vizinhos como Venezuela e Guiana, cumprindo com a universalização dos serviços do SUS (Sistema único de Saúde) em Roraima.

Só para se ter uma ideia, foram realizados 17 mil atendimentos a imigrantes Venezuelanos no Estado.

Recentemente, a aposentada Ângela Chagas, de 48 anos, passou por uma cirurgia de alta complexidade no HGR. Trata-se da fístula liquórica, uma espécie de vazamento que circula ao redor do cérebro e da medula, a primeira desse tipo no Estado.

O caso da paciente é considerado bastante raro, sendo diagnosticado em apenas 48 pessoas em todo o Brasil.

“Eu acreditei no Estado e em Deus. Quando eu me internei eles disseram que eu tinha que ir para fora do Estado, mas eu disse que iria fazer aqui no Estado de Roraima, porque eu acreditava nos profissionais do Estado”, completou a paciente.

Por ser uma unidade com relevância nos atendimentos de urgência e emergência médica, o HGR conta com uma estrutura que contempla serviços diversos, com destaque para a realização de exames, entre eles, tomografia, raio-x, ressonância magnética, Broncoscopia, Colonoscopia, CPRE (Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica), endoscopia, ecocardigrafia, eletrocardiografia e outros exames laboratoriais que somam 970.169.

“Esses dados do HGR em 2023 são um reflexo do trabalho da gestão atual, direção geral, diretor clínico, diretor técnico, direção administrativa, de enfermagem, direção do pronto-socorro e demais coordenadores e servidores. Nós trabalhamos em conjunto, procuramos manter uma equipe coesa para que tenhamos bons resultados como esses”, complementou a diretora geral do HGR.

A secretária de Saúde, Cecília Lorenzon reforça o empenho das equipes técnicas e médicas ao longo do ano. “O comprometimento da nossa equipe que atua no HGR proporcionou esse salto nos atendimentos e, consequentemente, na qualidade da prestação do serviço, com procedimentos de alta complexidade inéditos em Roraima”, frisou.

Atendimentos (de 01º de janeiro a 14 de dezembro de 2023)

- 423.856 mil consultas e atendimentos gerais;

- 82.792 mil atendimentos nos prontos socorro Airton Rocha e Francisco Elesbão (Classificações Amarelo, Laranja e Vermelho);

- 9. 809 mil internações eletivas;

- 689 internações em UTI (Unidade de Terapia Intensiva);

- ⁠2. 327 mil atendimentos pelo Hospital Dia;

- 632 atendimentos pelo ADC (Acompanhamento Domiciliar Oncológico);

- 3.794 mil atendimentos a pacientes indígenas;

- 17.063 mil atendimentos a pacientes de nacionalidade venezuelana;

- 10.450 mil aplicações de vacinas e Soros antiofídicos, antirrábicos e antiaracnídeos.
 

Número de procedimentos cirúrgicos e exames (de 01º de janeiro a 17 de dezembro de 2023)

- 9.197 mil procedimentos cirúrgicos, sendo 6.944 mil cirurgias eletivas e 2.253 mil cirurgias emergenciais;

- 6.592 mil procedimentos fibroendoscópio (Broncoscopia, Colonoscopia, Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica e Endoscopia);

- 8.885 mil exames cardiológicos (Ecocardigrafia e Eletrocardiografia);

- 92.795 mil exames de Raio-X;

- 41.099 mil exames de tomografia;

- 426 exames de Ressonância Magnética (iniciados em outubro);

- 820.372 mil exames laboratoriais.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(95) 99159-8088

Copyright (c) 2024 - Radio Roraima
Converse conosco pelo Whatsapp!