(95) 99159-8088

NO AR

Radio Roraima

radiororaima.com.br

Brasil

Inscrições para o Exame Nacional de Jovens e Adultos começam na próxima segunda-feira, 29

As provas serão aplicadas no dia 25 de agosto em todo o Brasil. Em Roraima haverá aplicação das provas nos municípios de Boa Vista, Uiramutã e Rorainópolis.

Publicada em 26/04/24 às 17:34h - 12 visualizações

por Secom/GovRR


Compartilhe
 

Link da Notícia:

SecAs inscrições começam na próxima segunda-feira, 29  (Foto: Secom/GovRR)
Começa na próxima segunda-feira, 29 de abril, e segue até o dia 10 de maio as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o Encceja 2024. As inscrições são realizadas exclusivamente pela internet, no site.

O exame é aplicado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e é destinado a pessoas que ainda não concluíram o Ensino Fundamental ou Ensino Médio, mas desejam obter o diploma para dar continuidade à vida escolar.

“Podem fazer a prova pessoas que tenham no mínimo 15 anos completos para o Ensino Fundamental e, no mínimo, 18 anos completos para o Ensino Médio na data da realização do exame”, explicou a analista educacional da Dieja (Divisão de Educação de Jovens e Adultos) da Secretaria de Educação e Desporto, Ana Alves de Sousa.

As provas serão aplicadas no dia 25 de agosto em todo o Brasil. Em Roraima haverá aplicação das provas nos municípios de Boa Vista, Uiramutã e Rorainópolis.

Competências e saberes

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) foi realizado pela primeira vez em 2002 para aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Ensino Médio na idade adequada.

O Encceja é realizado pelo Inep com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de educação. No ano passado foram registradas em todo o Brasil, 1.104.146 milhões de inscritos.

A emissão do certificado e declaração de proficiência é responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Em Roraima, as unidades certificadoras são as escolas Lobo D’Almada e Maria das Neves Rezende para o Ensino Fundamental; e as escolas Monteiro Lobato e Ana Libória para o Ensino Médio.

Outras informações sobre o Encceja estão disponíveis no site do Inep .



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(95) 99159-8088

Copyright (c) 2024 - Radio Roraima
Converse conosco pelo Whatsapp!