(95) 99159-8088

NO AR

Radio Roraima

radiororaima.com.br

Saúde

Roraima realiza Dia D de combate ao Aedes aegypti

As secretarias municipais de Saúde foram orientadas a desenvolverem programações locais, como mutirões de limpeza urbana

Publicada em 12/12/25 às 07:25h - 42 visualizações

por Radio Roraima


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Com o objetivo de reforçar as ações de prevenção contra a dengue, zika e chikungunya, a Sesau (Secretaria de Saúde) realiza neste sábado, 13, o Dia D Estadual de Combate ao Aedes Aegypti. 

A mobilização será realizada de forma integrada com os municípios e busca intensificar as atividades de vigilância, eliminação de focos e orientação à população. A campanha ocorre em um período de maior risco para a proliferação do mosquito, devido às chuvas intercaladas com dias de forte calor. 

“O Dia D é um dia a mais para o controle da dengue no Brasil, é um dia para chamar a atenção, além do que já é feito diariamente todos os dias, para que fique atento para dengue. Ao sentir os primeiros sintomas fiquem em casa, procure orientação médica, para que não tenha óbitos por dengue”, afirmou o Técnico do Núcleo de Controle da Febre Amarela e Dengue, Joel Lima. 

As secretarias municipais de Saúde foram orientadas a desenvolverem programações locais, como mutirões de limpeza urbana, ações educativas nas escolas, visitas domiciliares e mobilização social. 

“A população é o principal agente de controle dessas doenças, uma vez que ela é transmitida pelo vetor aedes aegypti, e esses vetores se reproduzem dentro dos quintais dos nossos imóveis. Se o morador retirar qualquer depósito que acumule água por mais de sete dias, ela está eliminando a possibilidade da proliferação do mosquito e diminuindo muito o risco de transmissão”, explicou o técnico. 

Situação Epidemiológica 

Segundo o LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti), no período de 1° de janeiro a 6 de dezembro de 2025, foram notificados 2.651 casos suspeitos de dengue, com 525 casos classificados como prováveis. Também houve o registro de dois óbitos confirmados e um que está em investigação. 

Dados parciais dos municípios que já enviaram o consolidado, os municípios de Amajari, Iracema e Pacaraima apresentam alto risco para epidemia de dengue. Bonfim, Cantá e Caroebe estão classificados como médio risco, e os municípios de Rorainópolis e Uiramutã estão classificados como baixo risco. 

Confira a programação: 

09 a 13/12 – Mutirão de limpeza urbana e mobilização social

Local: Município de Alto Alegre 

12/12 – Distribuição de panfletos educativos

Local: Município de Pacaraima 

09 a 12/12 – Visitas domiciliares educativas pelos ACE

Local: Município de Pacaraima 

13/12 – Grande mobilização com distribuição de panfletos

Local: Município de Alto Alegre 

13/12 – Palestras, blitz educativa e ações de vigilância

Local: Secretaria Municipal de Saúde do Bonfim

Horário: 8h às 12h 

13/12 – Mobilização social e mutirão de limpeza

Local: Bairro Universo, Município de São João da Baliza 

Fonte: Secom




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(95) 99159-8088

Copyright (c) 2026 - Radio Roraima
Converse conosco pelo Whatsapp!