(95) 99159-8088

NO AR

MIX BRASIL

Com Carlos Mesquita

Saúde

Sesau inicia distribuição de preservativos masculinos texturizados.

As ações do Núcleo são direcionadas principalmente para as populações chaves, como moradoras de rua e profissionais do sexo.

Publicada em 28/08/25 às 07:16h - 32 visualizações

por Radio Roraima


Compartilhe
 

Link da Notícia:

A CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde), da Sesau (Secretaria de Saúde), iniciou nesta semana a distribuição de preservativos texturizados na rede do SUS (Sistema Único de Saúde). 

A inclusão da nova versão tem como objetivo diversificar a oferta, estimular o uso contínuo e correto do preservativo e atender às diferentes preferências da população, mantendo a mesma eficácia de proteção da camisinha tradicional. 

“O novo modelo já está disponível no SUS de forma gratuita, e essa ação pretende reforçar a prevenção contra as ISTs [Infecções Sexualmente Transmissíveis]. Ele visa principalmente estimular o uso contínuo e correto do preservativo, tornando-o mais atraente e atendendo às diferentes preferências da população”, afirmou a gerente do Núcleo de Controle de DST/Aids, Sumaia Dias. 

Até então, eram disponibilizados dois tipos de preservativos: o externo, feito de látex, e o interno, de látex ou borracha nitrílica. Além disso, há ainda o gel lubrificante e autoteste de HIV, que podem ser retirados na UBS (Unidade Básica de Saúde) e realizados em casa, em um ambiente reservado e seguro. 

“Também trabalhamos o autoteste, que é um teste de HIV, que a própria pessoa pode levar, retirar na unidade de saúde, levar para um espaço que ela considere confortável, que ela fique à vontade para fazer o seu teste, sem auxílio de uma outra pessoa, ela mesmo pode fazer seu teste. É um teste de triagem e que também está disponível nas unidades de saúde”, acrescentou.

CONHEÇA O NÚCLEO 

Subordinado à Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde, o Núcleo Estadual de Controle das DST/AIDS promove ações de prevenção, diagnóstico, assistência, tratamento e gestão de insumos junto à população roraimense, por meio de parcerias com organizações públicas e entidades não governamentais. 

As ações do Núcleo são direcionadas principalmente para as populações chaves, como moradoras de rua e profissionais do sexo. 

O Núcleo faz o repasse de preservativos, testagem rápida para HIV, Sífilis, Hepatites B e C aos 15 municípios do Estado, bem como medicamentos para a PEP (Profilaxia Pós-Exposição) e antirretrovirais, que são utilizados para o tratamento de pacientes com HIV. 

Fonte: Secom




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(95) 99159-8088

Copyright (c) 2025 - Radio Roraima
Converse conosco pelo Whatsapp!