(95) 99159-8088

NO AR

Radio Roraima

radiororaima.com.br

Política

CARICOM - Governo participa de encontro de negócios internacionais para expandir mercado roraimense

O evento reúne empresários e autoridades de Roraima, República da Guiana, Barbados, Trinidad e Tobago e Suriname, além de representantes do Ministério do Planejamento e Orçamento.

Publicada em 26/04/24 às 17:45h - 21 visualizações

por Secom/GovRR


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Potenciais de Roraima são debatidos em evento voltado para autoridades e investidores de vários estados e países  (Foto: Secom/GovRR)
O Governo de Roraima participa do Encontro de Negócios Internacionais – Caricom, evento que promove e impulsiona as relações empreendedoras do Estado com os países-membros que compõem a Comunidade do Caribe.

A programação teve início nesta sexta-feira, 26, e segue até o próximo domingo, 28, organizada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em Roraima, e parte ocorre no Edifício Airton Dias.

O evento reúne empresários e autoridades de Roraima, República da Guiana, Barbados, Trinidad e Tobago e Suriname, além de representantes do MPO (Ministério do Planejamento e Orçamento), proporcionando aos participantes acesso a um acervo de informações sobre o mercado internacional e a oportunidade de estabelecer contatos comerciais tanto no Brasil quanto no exterior.

Para o vice-governador Edilson Damião, que participou da abertura do evento, o encontro viabiliza mais economia para Roraima. “Nos últimos anos, a relação de nosso Estado com a Caricom vem sendo bastante oportuna para todos, ainda mais considerando a iminência de grandes investimentos na região e o avanço da infraestrutura e do setor produtivo no nosso Estado graças às políticas públicas que o Governo vem promovendo. Preparamos o terreno e Roraima está prestes a acompanhar esse boom econômico”, observou.

A agenda inclui exposições sobre as oportunidades em Roraima e as Rotas de Integração do Brasil com países fronteiriços, além de rodadas de negócios envolvendo empresas locais e de países parceiros.

Além das atividades programadas, os participantes terão a possibilidade de realizar visitas técnicas guiadas a locais estratégicos em Bonfim, Mucajaí e em torno de Boa Vista, ampliando as oportunidades de networking e negócios.

Roraima é o futuro

Com o tema “Oportunidades de Negócios em Roraima” o secretário da Seplan (Secretaria de Planejamento e Orçamento), Rafael Fraia, esteve entre os palestrantes que marcaram participação neste primeiro dia de evento. Na oportunidade, ele fez uma apresentação sobre o panorama econômico do Estado para empresários de todos os setores e diversos países da Caricom.

Ele frisou que, embora o Brasil não seja um membro formal do bloco econômico regional, o fato não impede a existência de oportunidades de negócios, por meio de Roraima, com os países caribenhos.

Durante a explanação, Fraia chamou atenção para os números das exportações roraimenses, tendo em vista o grande volume que Roraima vem comercializando.

“Nos últimos cinco anos, as exportações em Roraima dispararam, cresceram 2.214%. O Estado exportou 1.485,7 bilhão de dólares. A Venezuela e Guiana têm sido os nossos maiores parceiros comerciais”, ressaltou.

O secretário destacou que é preciso unir forças entre instituições privadas e públicas para fortalecer ainda mais o mercado de exportação de maneira estruturada.

“Roraima tem capacidade de impulsionar ainda mais suas exportações, principalmente dentro do agronegócio, que é um setor em constante crescimento na região, e consolidar as políticas de desenvolvimento. Precisamos participar cada vez mais das agendas internacionais de prospecção de mercado e que oportunizem parcerias, assim como hoje. Este é um passo que com certeza trará muitos resultados para o Estado”, reforçou.

O bloco

O Caricom é o bloco econômico que reúne os países que forma a comunidade do Caribe em torno de uma cooperação econômica e de política externa. Criado em 1973, reúne Antigua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Belize, Dominica, Granada, Guiana, Haiti, Jamaica, Montserrat, Santa Lúcia, São Cristóvão e Neves, São Vicente e Granadinas, Suriname e Trinidad e Tobago, além de contar com a presença de Cuba como país observador.

“O Encontro de Negócios com o Caricom é uma oportunidade para estreitarmos relações comerciais com esses países parceiros, inclusive até de forma mais direta, com as rodadas de negócios. Também podemos verificar como esses governos podem diluir eventuais obstáculos e de quebra apontar soluções para o aumento do fluxo de negócios internacionais”, explicou o coordenador-técnico da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), Eduardo Oestreicher.

Em virtude da proximidade com o Brasil, e em especial Roraima, pela composição de fronteira, nos últimos dois anos Guiana e Barbados têm demonstrado interesse particular em diversos produtos de Roraima, em especial, no repasse de tecnologias em produção de alimentos.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(95) 99159-8088

Copyright (c) 2024 - Radio Roraima
Converse conosco pelo Whatsapp!