(95) 99159-8088

NO AR

Rádio Roraima

radiororaima.com.br

Educação

VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO: Governo de Roraima garante estabilidade de 239 professores da rede estadual

Com a conclusão do estágio probatório, docentes passam a ter acesso aos direitos do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações

Publicada em 15/05/26 às 00:27h - 76 visualizações

por Layse Menezes


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Arthur Farias)

O governador de Roraima, Soldado Sampaio, assinou nesta quinta-feira, 14, o decreto que garante a estabilidade funcional a 239 professores efetivos.

 

O ato, realizado na sede da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), contempla 142 profissionais da Educação Indígena e 97 da Educação Básica que cumpriram os três anos de estágio probatório após aprovação em concurso público.

 

Para o governador, a assinatura do decreto representa o fortalecimento da educação pública e o reconhecimento da dedicação dos profissionais que atuam diariamente nas escolas estaduais.

 

“Estamos garantindo um direito constitucional desses servidores e fortalecendo a educação de Roraima. A estabilidade representa segurança profissional, valorização da carreira docente e reconhecimento do compromisso desses educadores com a formação dos nossos estudantes, tanto nas escolas urbanas quanto nas comunidades indígenas”, destacou.

 

A solenidade reuniu lideranças indígenas, familiares, gestores escolares, professores, comunidade escolar e autoridades estaduais, celebrando a efetivação dos servidores que ingressaram nos certames realizados entre 2021 e 2022.

 

Com o documento assinado, os professores passam a ter benefícios previstos no PCCR (Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações), como a progressão funcional por tempo de serviço.

 

Fortalecimento da Rede

 

A secretária da Seed, Ana Célia Paz, ressaltou que a estabilidade gera um ambiente de trabalho mais motivador.

 

“A estabilidade traz bem-estar ao professor e melhora o ensino. É valorização na prática. Agora cabe à Secretaria, gestores e escolas dar o suporte para que ele trabalhe com dignidade”, pontuou.

 

O impacto alcança diretamente o ensino nas comunidades. O concurso para a Educação Indígena, realizado em 2022, foi um marco ao ofertar mil vagas específicas, enquanto o certame para a Educação Básica (2021) empossou mais de mil novos docentes.

 

Conquista e trajetória

 

Para quem está na ponta do sistema, o decreto representa a realização de um projeto de vida. É o caso de Roberta Sagica, professora da Escola Estadual Indígena Marcos Inácio Whapichana, no Bonfim.

 

“Anos de dedicação culminaram neste momento. Alcançamos a estabilidade, que nos proporciona segurança e um futuro em que colheremos os frutos do nosso esforço e empenho em sala de aula, fazendo a diferença na educação escolar indígena”, comemorou a docente.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








LIGUE E PARTICIPE

(95) 99159-8088

Copyright (c) 2026 - Rádio Roraima
iRadios
Converse conosco pelo Whatsapp!