(95) 99159-8088

NO AR

CORAÇÃO SERTANEJO

Com Alan Brasil

Educação

Instituto de Educação de Roraima lança projeto inédito voltado para povos indígenas

Iniciativa inovadora que visa levar cursos de informática às comunidades indígenas do Estado.

Publicada em 27/05/25 às 07:39h - 16 visualizações

por Radio Roraima


Compartilhe
 

Link da Notícia:

O Ierr (Instituto de Educação de Roraima) lançou nesta semana o projeto Povos Originários Conectados: Cidadania e Inclusão Digital, uma iniciativa inovadora que visa levar cursos de informática às comunidades indígenas do Estado. 

Com metodologia diferenciada e respeitando as especificidades culturais e territoriais de cada povo, os cursos utilizam o modelo de ensino híbrido, mediado por tecnologia, estudo dirigido e encontros presenciais, para garantir formação de qualidade com práticas dinâmicas e conteúdos acessíveis.  

A proposta é formar jovens e adultos indígenas das Escolas Estaduais Indígenas, promovendo inclusão digital com sustentabilidade social, conforme explicou a consultora técnica pedagógica do Ierr, Rosângela Viana. 

“O projeto responde às demandas das comunidades indígenas, propondo metodologias para o desenvolvimento de habilidades digitais para jovens e adultos no âmbito das escolas estaduais indígenas, com foco no exercício pleno da cidadania, por meio da inclusão digital com sustentabilidade social, respeitadas as especificidades étnicas, comunitárias e espaços territoriais de cada grupo étnico”, destacou. 

A certificação é emitida ao final de cada curso, que possui carga horária de 60 horas. As formações ofertadas são: 

- Informática Básica

- Informática Intermediária

- Informática Avançada

- Montagem e Configuração de Computadores

- Produção Audiovisual Mobile

- Programação em PHP Básico

- Programação em PHP Intermediária

- Programação em PHP Avançada 

As primeiras comunidades beneficiadas foram a comunidade Alto Arraia, no município de Bonfim, e Raimundão, em Alto Alegre. Antes de iniciar cursos, o Ierr realizou uma escuta qualificada com os moradores das localidades, a fim de alinhar os conteúdos e adaptar toda a logística às realidades locais. 

“Cada curso tem 60h [de duração], e no final de cada um deles tem uma certificação, e isso vai contribuir para a validação de habilidades, aumentando a empregabilidade e desenvolvimento profissional das pessoas que moram nas comunidades”, frisou. 

A equipe técnica pedagógica do programa acompanha os formadores durante todo o processo, realizando diagnósticos, planejamentos e avaliações, além de intervenções pedagógicas sempre que necessário.

A ação está alinhada com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), em especial o Objetivo 4, que trata da educação inclusiva e equitativa. 

“Somos signatários do movimento Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e nisso merecem destaque o próprio projeto, que está diretamente ligado à ODS 10, que foca na redução das desigualdades, possibilitando o empoderamento, promoção de inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica e outros.”, finalizou a consultora. 

Fonte: Secom




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(95) 99159-8088

Copyright (c) 2025 - Radio Roraima
Converse conosco pelo Whatsapp!