O Ipem-RR (Instituto de Pesos e Medidas de Roraima) realizou 4.448 ações de verificação metrológica e da conformidade em todo o Estado entre janeiro e março de 2025. O trabalho visa garantir que instrumentos de medição e produtos comercializados estejam dentro dos padrões exigidos pela legislação.
As ações de
fiscalização abrangeram balanças comerciais, bombas de combustíveis,
cronotacógrafos, taxímetros e outros instrumentos amplamente utilizados no
comércio e em serviços essenciais à população. Além disso, produtos pré-medidos
também foram alvo de verificação quanto à conformidade das quantidades
declaradas nas embalagens.
De acordo com a
presidente do Ipem-RR, Isabella Dias, o principal objetivo das fiscalizações é
proteger os direitos dos consumidores, assegurando que as medições realizadas
em compras e serviços sejam justas e confiáveis. As ações também têm o papel de
fortalecer a concorrência leal entre os comerciantes.
A gente entende que foi
realmente um trimestre bem produtivo, com números expressivos. O trabalho de
verificação metrológica é essencial para garantir que o cidadão pague
exatamente pelo que está recebendo, além de promover segurança e transparência
nas relações de consumo”, destacou.
As ações seguem um
cronograma contínuo, com base em denúncias, rotinas preventivas e parcerias com
outras instituições de defesa do consumidor.
O Ipem-RR orienta que
os comerciantes devem estar com as notas fiscais dos produtos para não sofrerem
sanções quando estiverem comercializando inadvertidamente um produto fora de
conformidade, como no caso do peso líquido do item.
O consumidor também
pode colaborar com esse controle de qualidade. “No momento em que o consumidor
perceber que um produto esteja irregular, ou se ele tiver alguma dúvida, ele
pode entrar em contato com o Ipem. É uma maneira de resguardar os próprios direitos”,
complementou.
Para mais informações,
dúvidas ou denúncias, o consumidor ou empresário pode acessar o site oficial do Ipem-RR,
as redes sociais
do instituto ou entrar em contato pelo telefone (95) 98418-6916. O órgão atende
das 7h30 às 13h30 e fica na avenida Surumu, 1719, São Vicente.
Fonte: Secom