(95) 99159-8088

NO AR

DIA DE DOMINGO

radiororaima.com.br

Agro

Governo de Roraima abre inscrições para compra de alimentos da agricultura familiar indígena

Em caso de oferta insuficiente para atender a essa demanda, o edital permite a participação de demais agricultores familiares.

Publicada em 07/05/25 às 07:06h - 18 visualizações

por Radio Roraima


Compartilhe
 

Link da Notícia:

O Governo de Roraima deu início, nesta segunda-feira, 5, às inscrições para a chamada pública para a aquisição de gêneros alimentícios oriundos da agricultura familiar com prioridade para os povos indígenas. A ação institui o PAA-RR (Programa Estadual de Aquisição de Alimentos). 

O edital com todas as informações do certame podem ser acessados na página de editais da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), que coordena a iniciativa em Roraima. O documento também pode ser acessado nas Unidades Locais do Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão) onde, até o dia 19, ocorrem as inscrições. 

O interessado em participar deve estar enquadrado nos critérios exigidos nas legislações específicas do Programa de Aquisição de Alimentos. No ato da inscrição, será solicitado os seguintes documentos:

● Ficha de Inscrição devidamente preenchida;

● Cópia do RG;

● Cópia de inscrição no CPF (Cadastro de Pessoa Física);

● Cópia da DAP/CAF principal (deve estar assinada e dentro do período de validade).

No caso da inscrição de povos e comunidades tradicionais, na ausência da DAP/CAF (Declaração de Aptidão ao Pronaf do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar), poderão ser apresentados os seguintes documentos: 

● Declaração do tuxaua da comunidade (chancelada pelo técnico Iater/Funai);

● Declaração de Cadastro Único para os agricultores fornecedores prioritários (povos indígenas). 

A prioridade no fornecimento será dada aos povos indígenas, seguidos por outros povos e comunidades tradicionais. Em caso de oferta insuficiente para atender a essa demanda, o edital permite a participação de demais agricultores familiares. 

“Os alimentos do PAA são adquiridos e entregues frescos. Estar no programa inclusive proporciona a chance das comunidades venderem o que elas cultivaram nas áreas de plantio em que tiveram apoio da extensão rural do Governo do Estado, que traz mais renda e fomenta a produção do homem do campo de Roraima”, destacou o governador Antonio Denarium. 

A ação é executada junto com o Iater, que é responsável por orientar e apoiar os agricultores familiares interessados em participar da chamada pública. Os produtores e organizações da agricultura familiar que desejarem participar devem procurar a Unidade Local do Iater nos municípios onde residem para mais informações e para apresentar a proposta de fornecimento.

A iniciativa do Governo de Roraima é importante porque promove a inclusão produtiva dos povos indígenas, fortalece a agricultura familiar e contribui diretamente no combate à fome em territórios tradicionais do Estado, conforme explicou a coordenadora do Programa de Aquisição de Alimentos, Yoná Sampaio. 

“O principal objetivo do PAA é promover a inclusão social no campo e fortalecer a agricultura familiar. Mais que isso, o Governo também estimula o acesso a uma alimentação com qualidade às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional”, frisou.

Fonte: Secom




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(95) 99159-8088

Copyright (c) 2025 - Radio Roraima
Converse conosco pelo Whatsapp!