(95) 99159-8088

NO AR

MIX BRASIL

Com Carlos Mesquita

Serviços

Polícia Civil doa embarcações apreendidas para atender comunidade indígena da etnia Wai Wai

Ao estabelecerem contato com representantes da comunidade, foi manifestado o interesse em receber as canoas.

Publicada em 02/06/25 às 18:01h - 28 visualizações

por Radio Roraima


Compartilhe
 

Link da Notícia:

A PCRR (Polícia Civil de Roraima), por meio da DPMA (Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente), realizou uma solenidade para doação de quatro embarcações que vão atender as comunidades indígenas Wai Wai. As embarcações foram objetos de apreensões da PCRR e da Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos).       

Estiveram presentes na solenidade de entrega, a delegada-geral, Darlinda de Moura Viana, o delegado-adjunto, Luciano Silvestre, o diretor do Departamento de Polícia Especializada, Marcus Albano, o promotor de Justiça da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente, Zedequias de Oliveira Júnior, o presidente da Femarh Wagner Severo, a coordenadora regional da Funai, Marizete de Souza, o presidente da associação do povo Wai Wai, Anarcindo Onesimu Wai Wai, além de servidores da Polícia Civil. 

De acordo com o delegado titular da DPMA, Francisco Araújo, a iniciativa surgiu após a apreensão do material. Ao estabelecerem contato com representantes da comunidade Wai Wai, foi manifestado o interesse em receber as canoas.  

Os materiais estavam sob custódia da PCRR, especificamente da DPMA. Após a formalização do pedido por meio de ofício, o documento foi encaminhado pela delegacia ao Ministério Público Estadual de Roraima, o qual se manifestou favorável à destinação. 

“Entrei em contato com a Femarh e a instituição doou mais três canoas. No total foram cedidas quatro embarcações”, afirmou o delegado. 

Durante o evento, o presidente da Femarh, Wagner Severo, reforçou a relevância da parceria com a PCRR para combater os crimes ambientais que ocorrem no Estado. 

“Essa doação é resultado de ações que são feitas integradas que resultaram na apreensão das embarcações. Ficamos felizes também em fazer a destinação adequada para essas comunidades que vão fazer o bom uso, conservando o meio ambiente”, disse.

Foram doadas quatro embarcações, sendo três de 12 metros e uma de 13 metros, além de um motor de 85 HP. As embarcações e o motor são oriundos de apreensões realizadas em operações de fiscalização ambiental. Três das canoas foram apreendidas em ações da Femarh contra garimpo ilegal, e uma foi resultado de uma apreensão realizada pela Polícia Civil durante flagrante de transporte ilegal de combustível e maquinário para atividade de garimpo ilegal. 

Conforme o presidente da associação dos povos Wai Wai, Anarcindo Onesimu Wai Wai, a destinação das embarcações visa atender às necessidades de 15 comunidades, localizadas às margens dos rios Jatapuzinho e Jatapu na Terra Indígena Trombetas Mapuera, na região sul do Estado de Roraima. 

“Como a gente trabalha na produção, precisamos escoar nossos produtos. Além disso, quando tem um evento grande, a gente precisa transportar as pessoas. Então, essas canoas vão ser utilizadas dessa forma”, disse Anarcindo.  

Na ocasião, a delegada-geral, Darlinda de Moura Viana, enfatizou que ações conjuntas entre as instituições fiscalizadoras do meio ambiente são primordiais para manutenção da fauna e flora do Estado. Além disso, a delegada reiterou o discurso das demais autoridades sobre a importância de prestar auxílio às comunidades indígenas com a doação de bens apreendidos que se encontram nos pátios da delegacia. 

“Se é para a gente fazer a apreensão e não voltar para cometimento de crime, que esses objetos tenham uma utilização mais humana, mais produtiva, mais útil”, disse Darlinda.

Fonte: Secom

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(95) 99159-8088

Copyright (c) 2025 - Radio Roraima
Converse conosco pelo Whatsapp!